Página Inicial

Desenhista Cadista

    Com o objetivo de formar profissionais aptos na utilização do software AutoCAD, o Curso Desenhista Cadista Para Construção Civil aborda em suas disciplina as normas e especificações de desenhos técnicos, a leitura e a elaboração de projetos arquitetônicos residenciais. Tendo contato com o desenho manual e com desenho auxiliado por computador, o aluno do curso é capacitado a desenhar projetos arquitetônicos com todas as especificações técnicas necessárias, fazendo bom uso das ferramentas de desenho e do AutoCAD. Além disso, o curso aborda noções básicas de utilização do Revit, software voltado para a construção civil e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

MATÉRIAS

O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos o software CAD com foco na aplicação e desenvolvimento de desenhos técnico em 2D, proporcionando aos alunos uma visão geral das ferramentas fundamentais e capacitando-os na utilização do programa para o desenvolvimento de desenhos e projetos técnicos. Ao final do curso o aluno estará apto a desenvolver qualquer desenho em 2D com o AutoCAD. Ademais, estará apto a empregar o conceito de desenho em camadas para facilitar a identificação de entidades e efetuar qualquer tipo de impressão ou plotagem. O curso também aborda noções básicas da utilização do Revit, software voltado para a construção civil e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.   

O objetivo da disciplina de Desenho Projetivo é estudar e compreender os conceitos e regras básicas do desenho técnico e suas aplicações em diversos desenhos, como projeções, cortes e perspectivas, focando em especial nos detalhes necessários para a confecção de um projeto arquitetônico e outros desenhos voltados para construção civil. No final do curso o aluno deverá ser capaz de confeccionar o desenho de um projeto arquitetônico dentro das normas.

A matéria da Matemática tem por objetivo instruir o aluno a conseguir resolver problemas do dia-a-dia e dentro do escopo da área técnica, utilizando aritmética, álgebra e/ou geometria. O conteúdo vai desde operações básicas com números naturais, regra de três à porcentagem e o conceito de ângulo e suas relações. Espera-se ao final do curso que o aluno seja capaz de modelar matematicamente problemas e solucioná-los.

Nesta disciplina serão apresentados os conceitos básicos de informática aos alunos com o propósito de que desenvolvam habilidades de edição de texto, slides, planilhas e exploradores de internet. Além de capacitá-los a operar hardware e software, sistemas operacionais, programas nativos do Windows. Compreendendo também conceitos básicos de internet e uso de ferramentas como e-mail.

Essa disciplina busca proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades e competências de expressão escrita e oral, assim como de interpretar as diversas linguagens que o cerca com foco para o cotidiano social e trabalhista e possibilitar a discussão e reflexão sobre comunicação e as relações humanas no campo profissional, buscando um relacionamento interpessoal mais consciente e capacitado na interação social.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte