Página Inicial

Eletricista predial (EIPBT) - Curso Online

O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (EIPBT) proporciona a seus alunos conhecimentos relacionados a eletricidade básica, equipamentos, interpretação e elaboração de projetos, instalações elétricas, entre outros; no decorrer dos módulos de Eletricidade Geral, Leitura e Interpretação de Projetos Elétricos, Instalações Elétricas e Luminotécnica. Ao concluírem o curso, os alunos se tornam aptos para trabalhar nas áreas que envolvam eletricidade, os proporcionando, então, melhores oportunidades de emprego.

CONTEÚDO

Este Módulo tem por objetivo auxiliar os alunos a desenvolverem uma base sólida de conhecimento em eletricidade. Através de aulas expositivas e demonstrativas é abordado desde a natureza elétrica das partículas atômicas, até a aplicação desse fenômeno no funcionamento dos dispositivos elétricos. O aluno ao final do módulo saberá sobre condutores, isolantes, circuitos elétricos, energia elétrica, entre outros

O objetivo deste módulo é fornecer aos estudantes base teórica necessária para a leitura de projetos elétricos. Ao longo das aulas, os estudantes estudam um projeto elétrico de uma pequena casa, de forma a fixar os conceitos aprendidos e desenvolver habilidades projetivas, analíticas e envolvendo tópicos de manutenção. Espera-se ao final do curso que o estudante seja capaz de ler e interpretar projetos elétricos com facilidade, conhecendo os vários equipamentos e tecnologias disponíveis na atualidade, bem como compreender as várias formas possíveis de instalação destes equipamentos. Todo o conteúdo é baseado nas normas NBR 5410, NBR 5419, ND 5.1 e NR 10.

Sendo um módulo voltado para a exposição de conceitos práticos dos cursos, tem por objetivo principal apresentar aplicações do conhecimento teórico de Projetos Elétricos e Eletricidade Geral em atividades práticas, exercidas pelo instrutor. Vê-se desde as normas de segurança para trabalhos em eletricidade, como a NR 6 e a NR 10, até a montagem de circuitos residenciais completos com planta elétrica.

Este módulo é voltado para o estudo da iluminação artificial de ambientes de forma a extrair melhor eficácia o melhor desempenho de uma fonte luminosa. O estudo de luminotécnica é de grande valia para um eletricista pois se torna um grande diferencial durante a execução de um trabalho. Durante as aulas, abordaremos conceitos como tipos de lâmpadas, ofuscamento, iluminação externa, dentre outros.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte