Página Inicial

Eletricista predial (EIPBT)

O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (EIPBT) proporciona a seus alunos conhecimentos relacionados a eletricidade básica, equipamentos, interpretação e elaboração de projetos, práticas em instalações elétricas, entre outros; no decorrer das disciplinas de Eletricidade Geral, Laboratório de Eletricidade e Leitura e Interpretação de Projetos Elétricos. Ao concluírem o curso, os alunos se tornam aptos para trabalhar nas áreas que envolvam eletricidade, os proporcionando, então, melhores oportunidades de emprego.

MATÉRIAS

Essa disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a desenvolverem uma base sólida de conhecimento em eletricidade. Através de aulas expositivas e práticas demonstrativas é abordado desde a natureza elétrica das partículas atômicas, até a aplicação prática desse fenômeno no funcionamento dos dispositivos elétricos. O aluno ao final do curso saberá sobre condutores, isolantes, funcionamento de máquinas elétricas, entre outros.

O objetivo desta disciplina é fornecer aos estudantes base teórica e prática necessários para a leitura de projetos elétricos. Ao longo do ano letivo, os estudantes elaboram um projeto elétrico de uma pequena casa, de forma a fixar os conceitos aprendidos e desenvolver habilidades projetivas, analíticas e envolvendo tópicos de manutenção. Espera-se ao final do curso que o estudante seja capaz de ler e interpretar projetos elétricos com facilidade, conhecendo os vários equipamentos e tecnologias disponíveis na atualidade, bem como compreender as várias formas possíveis de instalação destes equipamentos. Todo o conteúdo é baseado nas normas NBR 5410, NBR 5419, ND 5.1 e NR 10.

Sendo a única disciplina técnica totalmente prática do curso, tem por objetivo principal aplicar o conhecimento teórico de Projetos Elétricos e Eletricidade Geral em atividades práticas. Vê-se desde as normas de segurança para trabalhos em eletricidade, como a NR 6 e a NR 10, até a montagem de circuitos residenciais completos com planta elétrica. Todo o conteúdo é preparado de forma que ao sair do curso o aluno esteja preparado para trabalhar como eletricista predial mas também preparado para ingressar num curso técnico da área, ou em outros cursos de especialização.    

A matéria da Matemática tem por objetivo instruir o aluno a conseguir resolver problemas do dia-a-dia e dentro do escopo da área técnica, utilizando aritmética, álgebra e/ou geometria. O conteúdo vai desde operações básicas com números naturais, regra de três à porcentagem e o conceito de ângulo e suas relações. Espera-se ao final do curso que o aluno seja capaz de modelar matematicamente problemas e solucioná-los.

Nesta disciplina serão apresentados os conceitos básicos de informática aos alunos com o propósito de que desenvolvam habilidades de edição de texto, slides, planilhas e exploradores de internet. Além de capacitá-los a operar hardware e software, sistemas operacionais, programas nativos do Windows. Compreendendo também conceitos básicos de internet e uso de ferramentas como e-mail.

Essa disciplina busca proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades e competências de expressão escrita e oral, assim como de interpretar as diversas linguagens que o cerca com foco para o cotidiano social e trabalhista e possibilitar a discussão e reflexão sobre comunicação e as relações humanas no campo profissional, buscando um relacionamento interpessoal mais consciente e capacitado na interação social.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte