Página Inicial

Mestre de obras

A construção civil é um dos principais setores da economia no Brasil e ao longo dos anos vêm sofrendo muitas mudanças na sua dinâmica profissional. Por meio disso o CIPMOI oferece a comunidade o curso de aperfeiçoamento profissional em Mestre de Obras, permitindo aos alunos alinharem suas vivências do dia a dia na obra com o conteúdo teórico necessário para desenvolver suas qualidades.

Através das matérias técnicas do curso, os alunos poderão aprimorar seus conhecimentos em legislação, leitura e interpretação de projetos da construção civil, conhecer as melhores práticas construtivas seguindo as normas, desenvolver e melhor compor orçamentos de obra, detalhes de gestão, entre outros conhecimentos que fazem parte de todo ciclo de uma construção.”

 

MATÉRIAS

A disciplina objetiva apresentar ferramentas de gerenciamento tradicionalmente utilizadas no planejamento, orçamento, controle e acompanhamento de obras. Também fornece conhecimentos de boas práticas no canteiro de obras, permitindo que o profissional possa realizar obras seguras, sustentáveis e em conformidade com a Lei. Sua matéria vai desde dimensionamentos de equipes, de áreas de vivência no canteiro de obras, controle e acompanhamento da produção, até normas de segurança, leis e contratos.

Nesta disciplina, o aluno irá adquirir conhecimentos sobre as ferramentas necessárias para a leitura de diversos projetos da construção civil. A disciplina engloba noções básicas de desenho técnico, como formatos de papel, linhas, projeção ortogonal e vistas, o que possibilitará aos alunos estudar, posteriormente assuntos mais avançados como tipos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, entre outros.

O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos todas as técnicas de construção, fazendo com que os alunos sejam capazes de identificar e realizar os subsistemas construtivos conforme as fases de desenvolvimento da obra. Sendo assim, compreende desde estudos preliminares, passando por características de materiais de construção, concreto, argamassa, gesso e revestimentos cerâmicos, por exemplo, até tipos de instalações.

A matéria da Matemática tem por objetivo instruir o aluno a conseguir resolver problemas do dia-a-dia e dentro do escopo da área técnica, utilizando aritmética, álgebra e/ou geometria. O conteúdo vai desde operações básicas com números naturais, regra de três à porcentagem e o conceito de ângulo e suas relações. Espera-se ao final do curso que o aluno seja capaz de modelar matematicamente problemas e solucioná-los.

Nesta disciplina serão apresentados os conceitos básicos de informática aos alunos com o propósito de que desenvolvam habilidades de edição de texto, slides, planilhas e exploradores de internet. Além de capacitá-los a operar hardware e software, sistemas operacionais, programas nativos do Windows. Compreendendo também conceitos básicos de internet e uso de ferramentas como e-mail.

Essa disciplina busca proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades e competências de expressão escrita e oral, assim como de interpretar as diversas linguagens que o cerca com foco para o cotidiano social e trabalhista e possibilitar a discussão e reflexão sobre comunicação e as relações humanas no campo profissional, buscando um relacionamento interpessoal mais consciente e capacitado na interação social.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte