Página Inicial

Mestre de obras - Curso online

A construção civil é um dos principais setores da economia no Brasil e ao longo dos anos vêm sofrendo muitas mudanças na sua dinâmica profissional, exigindo cada vez mais qualificação da mão de obra. Por conta disso, o CIPMOI oferece à comunidade o curso de aperfeiçoamento profissional em Mestre de Obras, permitindo aos alunos alinharem suas vivências do dia a dia na obra com o conteúdo teórico necessário para desenvolver e melhorar suas habilidades como um bom Mestre de Obras.

 

Através das matérias técnicas do curso, você poderá aprimorar seus conhecimentos sobre técnicas construtivas, legislação, leitura e interpretação de projetos da construção civil, composição de orçamentos, gerenciamento de prazos e equipes e outros conhecimentos que fazem parte de todo ciclo de uma construção.

MATÉRIAS

No módulo I, os assuntos abordados são sobre as condições mínimas para iniciar uma obra, segurança do trabalho no canteiro de obras e noções de projeto e gerenciamento. Sempre analisando as questões técnicas, legais e de viabilidade financeira por trás desses assuntos, para que assim, o profissional possa realizar obras seguras, sustentáveis e em conformidade com a Lei.

No módulo II o foco é em apresentar/revisar conhecimentos que já foram adquiridos na prática, só que agora com uma visão teórica, justificando os processos utilizados em uma construção. Os temas vão desde a preparação do terreno, tipos de fundação e elementos estruturais até a etapa de alvenaria e acabamento. Todo o conteúdo é pensado seguindo as recomendações técnicas das Normas Técnicas Brasileiras e também os processos construtivos mais atuais

 

O módulo III tem como objetivo ensinar sobre a importância de um projeto e como fazer sua leitura. Porque entender o que está no papel para então executar na realidade é uma habilidade muito importante quando se deseja construir coisas mais complexas e com maior qualidade. Projetos de plantas baixas, plantas de situação, projetos estruturais, armaduras, detalhamentos e alguns outros serão os projetos abordados. Além disso, também são disponibilizados vários projetos reais, para que o aluno possa treinar e praticar a leitura em várias situações.

No módulo 4 é tratado sobre a composição de orçamentos, gerenciamento de equipes e interpretação de cronogramas. Tudo isso porque um Mestre de Obras qualificado deve estar ciente dos gastos de várias atividades da construção, além de saber gerir sua equipe para cumprir com os prazos e metas determinados pelo cliente/empregador. O conteúdo, apesar de complexo, é abordado de modo fácil e prático, sem enrolação.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte