Página Inicial

Perguntas Frequentes

Em geral a inscrição começa a ser feita no final de cada ano (novembro ~ dezembro), ou seja, se você quer tentar uma vaga para fazer o curso em 2021 você precisa se inscrever no final de 2020, ok? A inscrição é composta por 4 etapas eliminatórias – você precisa fazer todas para passar:

  • inscrição;
  • prova;
  • entrevista e 
  • matrícula dos selecionados. 

Essas etapas podem acontecer durante 2 ou 3 meses devido às datas festivas dessa época, então se você fizer a inscrição em dezembro pode ser que você tenha  prova e entrevista marcadas para janeiro ou fevereiro.

O curso não gera nenhum custo ao longo da sua permanência, mas para fazer a inscrição é necessário pagar um pequena taxa, é um valor simbólico para cobrir os custos de aplicação da prova; além disso para os alunos que forem selecionados, é cobrada uma taxa de matrícula, que também é baixa, fique tranquilo! Fora isso não há nenhum custo, todos os materiais para prática dos laboratórios, por exemplo, são fornecidos a vocês!

Todos os instrutores e monitores do projeto são alunos de graduação da UFMG.

Sim, qualquer aluno regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da UFMG está apto a participar do processo seletivo de instrutores e monitores.

Os cursos acompanham o calendário de funcionamento da UFMG e são de março à novembro, tendo direito a férias escolares em julho e dezembro sendo a cerimônia de formatura.

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio, seja experiência de trabalho ou curso certificado, porém o curso é recomendado para pessoas que trabalham na área ou já trabalharam e querem se reinserir no mercado de trabalho.

Sim! Não há nenhum impedimento para que você faça mais do que um dos cursos oferecidos, mas como todos os cursos acontecem no mesmo período do ano e no mesmo horário para fazer um segundo curso é necessário passar pelo processo seletivo de novo para fazer o novo curso no ano seguinte. 

Os instrutores têm que cumprir uma carga horária semanal de 20h, isso inclui o tempo das aulas (dois dias na semana de 19:00 às 22:15), preparação das aulas, de exercícios, provas e atividades diversas, além das demandas da gestão e alinhamento dos instrutores por meio de reuniões semanais.

 

Os monitores têm que cumprir 4h semanais, isso inclui acompanhar uma aula e dar monitoria uma vez na semana no horário de 18:00 as 19:00. Conforme o seu envolvimento com o projeto é possível que você participe de forma mais ativa nas atividades de sala!

Atualmente os instrutores são todos bolsistas, já os monitores são voluntários. E todas as duas atividades valem créditos de horas cursadas, basta conversar previamente com o seu colegiado para confirmar se eles vão aproveitar os créditos, é disponibilizado um certificado de acordo com o tempo que você permaneceu no projeto.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte