Página Inicial

Foto de capa CIPMOI
0
ANOS DE HISTÓRIA
0 +
ALUNOS
0 +
INSTRUTORES

O Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (CIPMOI) é o projeto de extensão mais antigo da Escola de Engenharia da UFMG, fundado em 1957, por alunos de graduação.

O objetivo dele é aproximar a comunidade externa e capacitar, de forma gratuita, os trabalhadores das áreas de construção civil, elétrica e mecânica para o mercado de trabalho, isso é feito através da associação do conhecimento técnico e teórico oferecido pela universidade (por meio dos alunos da graduação), ao conhecimento prático adquirido ao longo da vida pelos trabalhadores e alunos do CIPMOI, além disso, o projeto promove discussões sociopolíticas e seus reflexos no cotidiano.

 

O CIPMOI serve como mediador entre os desenvolvedores das novas tecnologias, e as pessoas que lidam diretamente com a sua aplicação por meio do trabalho, formando mais de 200 profissionais todos os anos. O projeto visa formar um profissional diferenciado para o mercado de trabalho, que tenha capacitação técnica e habilidade de resolução de problemas aprimorada, aliando-as as competências necessárias para um bom relacionamento interpessoal.

Cursos oferecidos

Desenhista/Cadista para construção civil

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (EIPBT)

Mestre de Obras

Tecnologia da Soldagem

Os cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidos têm duração de 9 meses. Cada um, além de conter disciplinas teóricas específicas, contém, também, aulas de matemática, informática e comunicação e relações humanas, somando um total de 450 horas aula. São noturnos, ministrados de segunda a sexta-feira, de 19h às 22h15 e ocorrem na Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. São oferecidos para a comunidade de forma gratuita, por meio de aulas ministradas por alunos da graduação que são orientados por um professor da área e aliado às disciplinas, também são ministradas palestras em parceria com empresas renomadas no mercado de trabalho.

O Recrutamento de alunos é feito por meio de um processo seletivo que consiste em quatro etapas: inscrição, prova escrita, entrevista e matrícula, respectivamente. Para participar, os candidatos devem ter, obrigatoriamente, no mínimo 18 anos e ter o Ensino Fundamental I completo para os cursos de eletricista, mestre de obras e tecnologia da soldagem, e Ensino Fundamental II completo para o curso de desenhista cadista.

Atualmente o programa conta com mais de 30 instrutores, graduandos da UFMG. Destes, dois instrutores, juntamente com os três professores coordenadores, são responsáveis pela administração do programa. o CIPMOI é aberto para todos os cursos de graduação da UFMG e o recrutamento de instrutores ocorre com as mesmas etapas do processo seletivo de alunos, com exceção da matrícula. Além disso, ainda contamos com monitores voluntários que auxiliam os alunos com suas dúvidas antes e durante as aulas. Os instrutores são contemplados com o auxílio da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte