Página Inicial

Tecnologia da soldagem

      O curso de Tecnologia da Soldagem oferece aos alunos sólidos conhecimentos práticos e teóricos relacionados à soldagem e a indústria metal-mecânica. As áreas do conhecimento abordadas durante o curso são: processos de corte e soldagem a gás, processo de soldagem por Eletrodo Revestido, MIG/MAG, TIG, Arame Tubular, Arco Submerso, Resistência e processos não convencionais; simbologia de soldagem; interpretação de desenho técnico; ciência dos materiais; metalurgia e tratamentos térmicos.

Vídeo sobre o Laboratório de Robótica Soldagem e Simulação, o qual compartilha espaço com a área prática do CIPMOI.

MATÉRIAS

A disciplina tem como premissa apresentar os principais processos de soldagem utilizados na indústria e em laboratórios de pesquisa por meio de uma abordagem teórica. Nela o aluno também tem a oportunidade de participar de debates em sala de aula sobre cada processo, entendendo os fenômenos físico-químicos envolvidos e as diferentes técnicas operacionais, estando apto a avaliar as vantagens, desvantagens, aplicações e limitações de cada processo.

O objetivo dessa disciplina é levar ao aluno os conceitos, definições e aplicações físicas e químicas envolvidas nos diversos tipos de processo de soldagem. Além disso, busca aprimorar a habilidade de leitura e interpretação de projetos. Nesse aspecto, durante o período do curso, os alunos serão expostos a procedimentos de aprendizagem que têm como objetivo desenvolver a capacidade de discussão e senso crítico sobre todo o processo, relacionando sempre a teoria aprendida e as aplicações práticas.

Nesta disciplina, os alunos conhecerão, de forma prática, os principais processos de soldagem, o que proporcionará ao aluno a oportunidade conhecer as diferentes técnicas operacionais, regulagem de máquina, vantagens, desvantagens, aplicações e limitações desse processo. Além disso, será apresentada uma breve introdução aos problemas metalúrgicos de cada processo, dando uma noção de como prever e evitar falhas mecânicas. 

A matéria da Matemática tem por objetivo instruir o aluno a conseguir resolver problemas do dia-a-dia e dentro do escopo da área técnica, utilizando aritmética, álgebra e/ou geometria. O conteúdo vai desde operações básicas com números naturais, regra de três à porcentagem e o conceito de ângulo e suas relações. Espera-se ao final do curso que o aluno seja capaz de modelar matematicamente problemas e solucioná-los.

Nesta disciplina serão apresentados os conceitos básicos de informática aos alunos com o propósito de que desenvolvam habilidades de edição de texto, slides, planilhas e exploradores de internet. Além de capacitá-los a operar hardware e software, sistemas operacionais, programas nativos do Windows. Compreendendo também conceitos básicos de internet e uso de ferramentas como e-mail.

Essa disciplina busca proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades e competências de expressão escrita e oral, assim como de interpretar as diversas linguagens que o cerca com foco para o cotidiano social e trabalhista e possibilitar a discussão e reflexão sobre comunicação e as relações humanas no campo profissional, buscando um relacionamento interpessoal mais consciente e capacitado na interação social.

Sala 2031, Bloco 03, Escola de Engenharia, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus UFMG – Pampulha, Belo Horizonte